Família de onças-pardas é flagrada durante ‘passeio’ em estrada rural de Votorantim; vídeo
30/11/2024
Flagrante foi feito por trabalhadores de uma empresa na madrugada de quarta-feira (26). Família de onça parda é flagrada durante ‘passeio’ em estrada rural de Votorantim
Uma família de onça-parda foi flagrada durante um passeio em uma estrada rural próxima do limite de município entre Votorantim e Salto de Pirapora (SP). O flagrante foi feito por trabalhadores de uma empresa na madrugada de quarta-feira (26).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O vídeo mostra, a princípio, apenas um filhote. Na sequência, aparece a mãe e, por último, um segundo filhote. Há um momento em que a mãe não parece encarar os trabalhadores, que estão em um veículo. Depois, a família se reúne e se embrenha na mata.
Família de onça parda é flagrada durante ‘passeio’ Votorantim (SP)
Arquivo Pessoal
De acordo com a ONG Onçafari, a onça-parda é o segundo maior felino das Américas. O animal, ainda conforme a instituição, graças a sua alta capacidade de adaptação, está em diversos biomas de norte a sul do continente, podendo viver tanto em florestas densas quanto em arredores de áreas urbanas.
"É a espécie terrestre com a mais ampla distribuição geográfica das Américas. Ocorre desde o Canadá até o Chile, incluindo todo o território brasileiro. É um dos mais bem adaptados felinos do novo mundo, podendo ocupar diversos tipos de ambientes ao longo do continente."
LEIA TAMBÉM
Nome de vencedora e moradora especial: conheça Vitória, onça-pintada com hidrocefalia que vive no zoo de Sorocaba
Mulher é surpreendida por jacaré de mais de um metro em varanda de casa no interior de SP
Gato brasileiro leva prêmio internacional na Noruega e ganha homenagem de DJ Diplo: 'Surreal', diz tutor
Rafael Mana, biólogo e diretor do Núcleo da Floresta, um centro de pesquisa e extensão em fauna e flora, e do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) Núcleo da Floresta, afirma que a cena mostra a proteção da mãe onça.
"O animal vai conduzir esses filhotes a ir para longe. Esses filhotes ficam dois anos com a mãe, então é bastante tempo que ela vai ficar ensinando eles, isso é importantíssimo", diz.
O biológico e pesquisador Welber Senteio Smith comenta que "a imagem é muito interessante e rara por estar com filhotes". "Cada vez mais veremos isso pois os habitats estão sendo degradados", afirma.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM